KTM Owners Forum banner

Há um ataque preventivo sobre a questão da árvore de cames 790?

6.6K views 52 replies 14 participants last post by  TrouserSnake  
#1 ·
Tenho uma 790 Duke de 2020 e, com a forma como as coisas estão a acontecer com a KTM, estou preocupado com a árvore de cames a avariar e não ter apoio da KTM, ficando preso com uma moto inútil.
Há alguma atualização da árvore de cames que possa ser instalada para evitar o problema? Ou alguma outra coisa que possa ser feita.

#5 · (Edited)
Há alguma especulação de que andar em rotações mais baixas e/ou permitir marcha lenta excessiva pode piorar o problema se o seu motor tiver um fluxo de óleo mais baixo.

Eu acho que se eu tivesse um, a primeira coisa que eu faria seria tirar a tampa do came e inspecionar os cames. Então eu viraria o motor na partida e verificaria se tenho um bom fluxo de óleo de todos os 4 jatos de came.

Se eu não tivesse desgaste visível e bom fluxo de óleo, eu apenas relaxaria e aproveitaria a moto.
Além disso, se tirar a tampa do came não fosse um trabalho grande, eu faria isso a cada troca de óleo.

#6 ·
Ótimo conselho, pessoal, vou levar tudo em consideração. Eu posso ser apenas vítima de muitos vídeos do YouTube, existem todos esses vídeos sobre as árvores de cames de queijo, isso planta a semente, mas acho que os números reais são 55.000 790 dukes vendidos no Reino Unido e 29 falhas de árvores de cames relatadas. Posso estar totalmente errado com isso, é só algo que eu li. Vou trocar o óleo e os filtros durante o inverno e mandar inspecionar a moto na primavera. Minha moto está funcionando bem, é apenas da natureza humana se preocupar.

#17 ·
Ótimo conselho pessoal, vou levar tudo em consideração. Posso ser apenas vítima de muitos vídeos do YouTube, existem todos esses vídeos sobre as árvores de cames de queijo, isso planta a semente, mas acho que os números reais são 55.000 790 Dukes vendidos no Reino Unido e 29 falhas de árvores de cames relatadas. Posso estar totalmente errado com isso, é apenas algo que li. Vou trocar o óleo e os filtros durante o inverno e mandar inspecionar a moto na primavera. Minha moto está funcionando bem, é apenas da natureza humana se preocupar.
Definitivamente o caso imo... Não houve problemas por anos com apenas um punhado de motos afetadas, então, no decorrer de 2-3 meses, de repente, todos e as mães de seus LC8c são afetados.....

A KTM está em auto-administração, mas é improvável que haja quaisquer repercussões sérias para o suporte do revendedor a curto prazo.

#8 ·
Adicionei 100ml à minha smt e à minha superduke, a superduke pareceu ter mais 10 cv, troco o óleo a cada 3000, mas ele deve se ligar a todas as superfícies, mas não faz mal tentar, dê uma olhada no site deles, eu vi isso na exposição de motos anos atrás com um rolamento girando e uma haste que você puxa e ele pegou com o óleo padrão e com essa coisa, ele não pegaria ou marcaria o rolamento girando, mesmo que você se pendurasse na barra para tentar marcá-lo e não houve nenhum dano

#23 ·
Acho que é só uma questão de se você é um dos azarados, eu acho. Eu sou meu pior inimigo quando se trata de coisas assim, eu tinha uma BMW S1000rr e aparentemente há todo tipo de coisa errada com elas. Comecei a ler as histórias de terror e a assistir aos vídeos do YouTube e isso foi o suficiente para me convencer a vendê-la. A moto estava perfeitamente bem, mas eu acreditei na propaganda negativa. O mesmo com a minha 790. Ela está perfeitamente bem, uma ótima maquininha que é muito divertida, mas aqueles vídeos de cames de queijo podem entrar na sua cabeça.

#24 ·
Eu acho que é só uma questão de ser um dos azarados, eu acho. Eu sou meu pior inimigo quando se trata de coisas assim, eu tinha uma BMW S1000rr e aparentemente há todo tipo de coisa errada com elas. Comecei a ler as histórias de terror e a assistir aos vídeos do YouTube e isso foi o suficiente para me convencer a vendê-la. A moto estava perfeitamente bem, mas eu acreditei na propaganda negativa. O mesmo com a minha 790. Está perfeitamente bem, uma ótima maquininha que é muito divertida, mas aqueles vídeos de cames de queijo podem entrar na sua cabeça.
S1000XRs também aparentemente tinham cames de queijo, a minha acabou de ser revendida com mais de 47 mil milhas no odômetro cantando lindamente como sempre...

#26 ·
Exatamente. Cada carro e moto fabricados têm histórias de terror sobre alguma peça defeituosa. É fácil deixar a dúvida entrar e isso pode facilmente arruinar a propriedade. Eu vou apenas fazer trocas de óleo regulares, seguir o plano de serviço e aproveitar a moto. Se algo acontecer, eu lidarei com isso então.
Sim, meu plano exatamente... Eu tenho garantia de terceiros na minha 1290, só para o caso, nunca tive problemas com ela, mas não a tive tempo suficiente para descobrir, apenas 19 mil milhas no relógio... minha 790 adv R agora tem 14 mil milhas no relógio, mas fez sua revisão anual e de 9 mil milhas em julho e é FSH antes disso, então não precisa de contato com a concessionária até 18 mil, em julho próximo, quando isso acontecer, darei uma olhada rápida sob as tampas das válvulas, se estiver ruim, levarei direto e conseguirei uma nova cabeça de graça, se tudo estiver bem, então farei a revisão das válvulas eu mesmo e viverei o resto da vida da moto com 100% de tranquilidade

#28 ·
Você está certo, é uma questão de sorte. Eu tinha uma BMW S1000rr, minha moto dos sonhos, comprei e entrei no fórum de proprietários, como você faz. Imediatamente bombardeado com o habitual, espere até que isso dê errado, aquilo dê errado, eles são conhecidos por essa falha, aquela falha, etc. Realmente tira o brilho de possuir uma. Não tenho dúvidas de que há um problema com a KTM, parece haver um problema com cada moto e carro hoje em dia, mas nem todas as 790/890 estão em pedaços em alguma concessionária ou garagem de proprietários. Farei o que puder para manter meu pequeno bisturi, espero que esteja tudo bem e aproveite o passeio.

#37 ·
Já houve algum sinal deste problema nas motos CF Moto ou Kove 800?
Aqui está um pensamento: as cabeças são feitas na China?
Quem se beneficiaria de uma KTM desvalorizada que pudesse ser comprada a um preço baixo dos administradores?
Deixo-vos com um pequeno pensamento.
Há alguns anos, uma empresa britânica chamada London Taxis International foi persuadida a 'offshore' a produção de componentes para a China. Entre os componentes offshore estava o sistema de direção. Os sistemas de direção falharam e os veículos foram recolhidos, mas de repente o fornecedor chinês não conseguiu ajudar.
A LTI faliu e foi posteriormente comprada por uma empresa chinesa. Milagrosamente, um sistema de direção revisado foi logo produzido!

Não estou a inventar isto: é o que diz na Wiki

Em outubro de 2012, após uma suspensão das vendas devido à descoberta de uma falha grave nos componentes de direção do veículo e tendo falhado na tentativa de obter novo financiamento, a empresa foi colocada em administração voluntária.[8][9] Os componentes de direção defeituosos especificados recentemente foram provenientes do fornecedor Geely, Gang Yang, na China.[10][11]
Em fevereiro de 2013, certos ativos da The London Taxi Company foram comprados ao administrador PricewaterhouseCoopers pela Geely.[12][13] Continuou a operar como The London Taxi Company até ser rebatizada como London EV Company em setembro de 2017, desenvolvendo veículos comerciais elétricos em uma nova fábrica perto de Coventry, sendo o primeiro em produção um táxi elétrico - o LEVC TX.

#42 ·
A qualidade do trabalho no vídeo que postei foi terrível.
Se o 'técnico da KTM' nem consegue apertar os parafusos do motor e as braçadeiras das mangueiras, ou abrir as torneiras, que chance há de ele conseguir instalar uma nova cabeça e árvores de cames sem estragar nada?
Se eu estivesse fazendo esse trabalho, misturaria um pouco de lubrificante de montagem usando 50/50 STP e óleo de motor e o aplicaria nas árvores de cames e nos seguidores.

#43 ·
A qualidade do trabalho no vídeo que postei foi terrível.
Se o 'técnico da KTM' nem consegue apertar os parafusos do motor e as braçadeiras das mangueiras, ou abrir as torneiras, que chance há de ele conseguir instalar uma nova cabeça e cames sem estragar nada?
Se eu estivesse fazendo esse trabalho, misturaria um pouco de lubrificante de montagem usando 50/50 STP e óleo de motor e pintaria nas cames e seguidores.
Parafusos soltos parecem ser um problema comum, eu realmente me pergunto se está montado corretamente, mas o design ou as qualidades do material não levam em conta o desgaste e o relaxamento do material.

#44 ·
Vejo três possibilidades que podem ter causado os problemas de montagem naquele vídeo.

1. Erro genuíno, talvez o técnico estivesse sobrecarregado, então a qualidade caiu.
2. Um sinal dos tempos, o técnico está tão desmotivado que simplesmente não se importa mais.
3. A oficina usa 'operários' menos qualificados para desmontar e substituir os motores.

de qualquer forma, isso reforça minha crença de que é melhor aprender a trabalhar em sua própria bicicleta ou carro.

#45 ·
Tenho certeza de que existem bons técnicos por aí, mas hoje em dia tudo é feito por computador. Conecte a bicicleta e siga as instruções na tela. Tenho certeza de que todos nós temos histórias sobre o péssimo serviço das concessionárias.
Não apertar os parafusos é imperdoável, mas não vejo que isso cause danos ao came.

#46 ·
O sujeito disse que o conserto demorou meses e meses, e, para ser justo, todos sabemos que a coisa mais difícil é montar aquela bicicleta de projeto que escapou da memória. Adicione então as pressões de tempo do revendedor, etc. Sem desculpas, mas ter uma bicicleta do cliente desmontada por três meses não ajudaria na questão. Mas os parafusos de montagem do motor... Meu Deus.